top of page
Buscar
neurologiapantalea

Cenobamato: a nova vedete dos remédios para epilepsia?

Nos últimos anos, o cenobamato foi aprovado como medicamento efetivo para uso em pessoas com epilepsia. Ele é um dos remédios mais novos que temos para a condição.

Os estudos que avaliaram segurança e eficácia do cenobamato envolveram indivíduos com diagnóstico de epilepsia focal, que persistiam com crises epilépticas recorrentes a despeito de usarem pelo menos um medicamento anticrises. Nesse cenário, o cenobamato foi capaz de reduzir à metade o número de crises em 50-60% dos pacientes e foi capaz de zerar crises em 28% das pessoas estudadas. Isso dentro do prazo que o estudo acompanhou os pacientes, que foi de 12 semanas.

Esses números são extremamente atraentes e animadores, por serem superiores às taxas correspondentes ao desempenhos de outros medicamentos já conhecidos e utilizados para o controle de crises.


Para quem é indicado o cenobamato?

Para adultos com epilepsia focal, como medicamento adjuvante (associado a outro(s) remédio(s) já em uso).


Qual a dose utilizada do cenobamato?

A faixa de dose recomendada é entre 100-400 mg.

Quanto maior a dose, maior a chance de efeitos colaterais.


Quais os efeitos colaterais mais comuns do cenobamato?

Sonolência, tontura, visão dupla. Esses efeitos costumam ser dose-dependente, ou seja, quanto maior a dose, maior a chance. Ao reduzir a dose do cenobamato ou suspender o medicamento, esses efeitos são resolvidos.


Qual o mecanismo de ação do cenobamato?

Ainda não é totalmente elucidado, porém provavelmente atua nos canais de sódio dos neurônios, especialmente na sua fase de inativação lenta (o que reduz a atividade excitatória), além de modular os canais de GABA-A (aumentando a atividade inibitória).


Como é utilizado o cenobamato?

Em associação com outro(s) medicamento(s) anticrise(s) já em uso.

A dose de cenobamato não pode ser iniciada de uma única vez. Em vez disso, ela deve ser aumentada lentamente, a cada 02 semanas ("de pouquinho em pouquinho").

O risco de interações medicamentosas existe e é possível com o médico especialista em epilepsia precise ajustar os demais medicamentos em uso.


O cenobamato está disponível no Brasil?

Atualmente, é possível utilizar o cenobamato no Brasil apenas mediante importação do medicamento. O custo mensal dele é ainda alto, limitando o acesso da maior parte da população.


Importante: o cenobamato somente deve ser utilizada sob orientação e prescrição médicas.


46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page